Normas e modelos/templates
​
​
A língua oficial do evento é o português. No entanto, para a apresentação de trabalhos serão aceitos artigos escritos em: português, espanhol, inglês e italiano;
Os trabalhos submetidos ao evento devem estar em consonância com um dos eixos temáticos:
GT 01 - Educação Contextualizada, Formação Docente e Práticas Educativas
Ementa: Este GT objetiva reunir pesquisas e experiências de gestão, de formação e de práticas docentes, cujas reflexões teórico-práticas sejam fundamentadas na Educação Contextualizada e/ou na Educação do Campo para Convivência com o Semiárido Brasileiro, a partir do acúmulo dos movimentos sociais e das organizações da Sociedade Civil e de órgãos e agências governamentais (Secretarias de Educação, Universidades, Institutos etc.).
GT 02 - Movimentos Sociais, Identidade Territorial e Saberes Tradicionais nos Processo Educativos
Ementa: Este GT objetiva reunir pesquisas e experiências que apresentem a interação dos processos educativos contextualizados aos processos de implementação de ações, projetos e políticas afirmativas da diversidade, no campo e na cidade, que consideram a complexidade e a diversidade das gentes e dos territórios Semiáridos na busca de afirmar políticas públicas de direitos sociais, para crianças e adolescentes, jovens e adultos, a grupos em situação de risco e marginalizados, e também, às populações tradicionais, bem como as pesquisas e experiências relativas à produção e organização histórico-geográfica, identificando, valorizando e apoiando as diferentes expressões das culturas diversas e dos processos construtores das identidades territoriais comprometidos com a sustentabilidade dos povos e contextos Semiáridos.
GT 03 - Educomunicação e Tecnologias Digitais
Ementa: Este GT objetiva reunir pesquisas e experiências multidisciplinares de Educação e Comunicação Social, bem como do uso das tecnologias digitais nos processos educativos como possibilidades abertas para tratar os novos conteúdos discursivos e imagéticos sobre os povos e os seus territórios, destacando o papel exercido pelos meios de comunicação, escola e movimentos sociais na formação intelectual dos sujeitos em territórios culturais diversos.
​
GT 04 - Educação Ambiental, Problemáticas Socioambientais e Tecnologias de Convivência com o Semiárido
Ementa: Este GT objetiva reunir pesquisas e experiências ligadas às problemáticas, iniquidades e potencialidades da natureza semiárida, evidenciando projetos de pesquisa sobre impactos e desequilíbrios bem como de produção e/ou execução de tecnologias adequadas à semiaridez a partir de técnicas, metodologias, inovação e aplicação fundamentadas na convivência, cujos impactos sociais sejam relevantes para a sustentabilidade dos territórios Semiáridos; inclui pesquisa em ecologia humana, ecosofia, gestão ambiental e educação ambiental, apresentando problematizações, práticas e políticas relacionadas aos diversos desequilíbrios ambientais locais, regionais e globais das cidades e do campo e soluções imaginadas.
GT 05 - Políticas de Letramento, Leitura e Escrita
Ementa: Este GT acolhe trabalhos relacionados às políticas socioculturais de letramento e ao ensino aprendizagem da leitura e da produção escrita nos contextos de educação formal e não formal. Podem se inscrever neste GT as pesquisas concluídas ou em andamento sobre o ensino e a formação do professor da escrita no contexto do semiárido brasileiro.
GT 06 - Gênero, sexualidade e Educação
Ementa: Este GT objetiva reunir pesquisas e experiências que apresentem a interação dos processos educativos contextualizados às discussões que envolvem gênero e sexualidade, considerando que o ambiente escolar vem se configurado como um local propicio para a expansão de práticas de violências simbólica, psicológica e física contra as mulheres, gays, lésbicas e transexuais, perpetuando desigualdades, estereótipos e preconceitos de gênero, gerando fracassos e evasão escolar que precisam ser melhor investigados. Além disso, serão acolhidos trabalhos que apresentem ações, projetos e políticas afirmativas em questões de gênero e sexualidade no campo e na cidade, que consideram a complexidade e a diversidade dos modos de ser masculinos, femininos e queer.
GT 07 - Estágio Supervisionado.
Ementa: Este GT acolhe trabalhos acadêmicos, resultados de pesquisas, e de experiências que tratem no seu escopo, do papel do estágio na formação dos profissionais da Educação, com destaque para os cursos de Licenciaturas.
​
​
Envio dos trabalhos
O período de envio dos trabalhos é de 07 de julho até 10 de setembro de 2023.
Para os trabalhos submetidos aos GTS, cada participante inscrito poderá ter seu nome em até (02) dois trabalhos como autor principal e em até (03) três trabalhos como coautor; Cada trabalho poderá constar o nome de (1) um autor principal e de até (02) dois coautores. Apenas o autor principal submete o trabalho, mas todos os demais coautores devem estar inscritos no evento.
Os trabalhos deverão ser enviados juntamente com o preenchimento da ficha de inscrição, através do link disponibilizado na aba de Inscrições e com o comprovante de pagamento. Os trabalhos passarão por uma avaliação técnica sobre o enquadramento nas normas e formatos aceitos no evento. Aqueles que não se adequarem às normas do evento serão recusados. Os proponentes cujos trabalhos não forem aceitos terão asseguradas as suas inscrições como ouvintes.
​
Especificações para cada modalidade:
Artigo Científico
Serão aceitos artigos originados de Monografias de conclusão de Graduação, TCC’s, Monografias de Especialização, Dissertações de Mestrado, Teses de Doutorado, pesquisas concluídas ou em andamento. O texto deve ter entre 10 e 12 laudas contendo: Título em caixa alta, centralizado, seguido do(s) nome(s) do(a) autor(a) e coautores(as), em itálico e alinhamento à direita, seguido das credenciais e e-mail, conforme o template/modelo do evento. Resumo, escrito em fonte 10 de 10 linhas ou até 250 palavras, fonte Times New Roman, tamanho 10, espaço entrelinhas simples e justificado; após o resumo, deve-se colocar as Palavras-chave, até 04 (quatro), seguida de dois-pontos, separadas entre si por ponto e finalizadas por ponto. Devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos.
O texto deverá conter obrigatoriamente os seguintes itens: Introdução; Fundamentação teórica; Metodologia; Resultados; Conclusão e Referências (contendo somente as obras citadas). As citações de até 3 (três) linhas deverão ser colocadas no corpo do texto e acima de 03 (três) linhas devem ser apresentadas com recuo de 4cm em espaço simples e fonte 10.
​
Resumo Expandido
Serão aceitos Resumos Expandidos originados de Monografias de conclusão de Graduação, TCC’s, Monografias de Especialização, Dissertações de Mestrado, Teses de Doutorado, pesquisas concluídas ou em andamento, relatos de experiências de práticas educativas, de pesquisa ou de extensão.
O Título em caixa alta, fonte 14, centralizado, seguido do(s) nome(s) do(a) autor(a) e coautores(as), em fonte 12, itálico e alinhamento à direita, seguido das credenciais e e-mail, conforme o template/modelo do evento O Resumo expandido dever ter a dimensão entre 3 e 5 laudas ou 1500 e 2500 palavras em fonte Times New Roman, tamanho 12, normal, espaçamento 1,5 entre linhas e na entrada do corpo do texto, justificado. O resumo deve apresentar ao leitor o o objeto de estudo em questão, a intenção do trabalho, os fundamentos teóricos de base dos conceitos trabalhados, os procedimentos metodológicos, resultados a as considerações finais.
Evitar a construção de frases longas ou uso de qualquer tipo de ilustração (gráfico, tabela, fórmulas, mapas) devem ser evitados, assim como o uso de citações diretas. Se for importante para a compreensão da leitura, a citação pode ser de até 3 linhas e no corpo do texto, com a referência Autor (ano/página entre parênteses).
Palavras-chave: 3 a 5 palavras-chave; Times New Roman 12; normal e justificado; Pirmeira letra minúscula, separados por ponto, espaçamento simples entrelinhas e entre parágrafos.
​
​Recomendações para apresentação de trabalhos dos GTs​
As apresentações serão realizadas de forma presencial no Departamento de Ciências Humanas – DCH-III da UNEB, em Juazeiro – BA, nos dias 19 a 20 de outubro de 2023, das 9:00 às 10:30. No dia da apresentação os participantes deverão estar presentes na sala dos GTS com no mínimo 20 minutos antes do horário. Cada trabalho terá 10 minutos de apresentação. O debate dos trabalhos apresentados será no final da sessão.
Apresentação da Comunicação Oral: 19 a 20 de outubro de 2023.
Observação 1: Na possibilidade de mudança das datas os autores serão informados.
Observação 2: Todas essas normas servem para a organização dos trabalhos a serem apresentados nas Sessões Coordenadas, sendo que nesse caso, os trabalhos serão todos encaminhados pelo/a Coordenador/a Geral da Sessão, juntamente com o texto geral da sessão. Somente os trabalhos encaminhando, dentro dos prazos, serão publicados nos anais do evento.
​​
Baixe os Templates aqui: